Música
Quarta, 3 de fevereiro de 2010, 12h51
Morte de Buddy Holly e Ritchie Valens completa 51 anos
Getty Images
Buddy Holly é um dos expoentes do rock'n'roll
Saiba mais
» Baterista do Blink 182 está ansioso para gravar o novo álbum
» Festa que substitui Funhell em SP aposta na interatividade via web
» Manson insinua que Garbage estaria produzindo novo álbum
» Helloween lança álbum do 25º aniversário de carreira
Últimas de Música
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O dia 3 de fevereiro é um dos dias mais tristes da história da música, em especial para o rock. Há 51 anos, morria o americano Buddy Holly, principal expoente do gênero na década de 50. Ao lado de Ritchie Valens, autor de La Bamba, e J.P. Richardson, Holly havia participado de um show em Iowa no dia anterior, mas sofreu um acidente aéreo fatal, graças a uma tempestade de neve, que atrapalhou a visão do piloto. A viagem durou poucos minutos, até o avião se perder em meio a um milharal.
O episódio ficou marcado para sempre na história do rock. Em 1971, o cantor Don McLean compôs a música American Pie, que imortalizava o acidente de Holly, 11 anos antes. Segundo trecho da canção de McLean, o dia 3 de fevereiro ficará para sempre marcado como "o dia em que o rock morreu".
Autor de sucessos como That'll be the day, Peggy Sue e Maybe baby, Buddy Holly foi um dos pioneiros do rock'n'roll e também rival de Elvis Presley, outra estrela em ascensão na época. Guitarrista de qualidade e compositor de canções consideradas sofisticadas pela crítica, Holly teve uma carreira curta, mas influenciou vários artistas que surgiram a seguir, como os Beatles.
Um dos integrantes da banda, Paul McCartney admitiu a influência que as músicas de Buddy Holly tiveram na formação do grupo. "Pelo menos 40 músicas que escrevemos com os Beatles foram influenciadas por ele", diz McCartney em uma reunião de citações da New Musical Express.
Segundo McCartney, o nome Beatles foi inspirado em função da primeira banda de Holly, chamada The Crickets. Outro que se influenciou pelas novidades trazidas por Holly foi Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones. Uma das primeiras canções gravadas pelos Stones foi Not Fade Away, que tinha feito sucesso na voz de Holly.
Além de Holly, os outros dois músicos mortos no acidente também influenciaram as gerações seguintes. Apelidado de The Big Bopper, Richardson foi o criador do primeiro vídeo musical, na apresentação de Chantilly Iace, em 1958, um ano antes de sua morte. Já Ritchie Valens foi o autor da canção La Bamba, lançada pouco antes do acidente, e ficou marcado ao utilizar a influência mexicana em suas canções.